DOAÇÕES

A DOAÇÃO É UM ATO QUE PODE MODIFICAR O ENTENDIMENTO E O INTERIOR DE UMA PESSOA.

 

CANAL

PASTOR: IVANILDO
PASTORA: ROSINETE

Rute e Noemi

 Quem foi Rute?

Rute foi uma mulher moabita que decidiu seguir a Deus e cuidar de sua sogra. Deus abençoou Rute por sua fidelidade. Rute foi a bisavó do rei Davi.

Rute e Noemi

No tempo dos juízes, quando ainda não havia rei sobre Israel, uma família israelita saiu de Belém, para escapar da fome. A família, composta por Noemi, seu marido e seus dois filhos, se mudou para uma terra vizinha, chamada Moabe. O marido de Noemi morreu e seus dois filhos se casaram com mulheres moabitas mas morreram sem ter filhos Rute 1:3-5.3. E morreu Elimeleque, marido de Noêmi; e ficou ela com os seus dois filhos, 4. os quais se casaram com mulheres moabitas; uma destas se chamava Orfa, e a outra Rute; e moraram ali quase dez anos. 5. E morreram também os dois, Malom e Quiliom, ficando assim a mulher desamparada de seus dois filhos e de seu marido.

Viúva e sem filhos, Noemi decidiu voltar para Belém, onde já não havia mais fome. Ela aconselhou suas noras a ficarem em Moabe com suas famílias e seus deuses mas uma delas ficou com Noemi. Seu nome era Rute e ela tinha decidido seguir Deus e cuidar de sua sogra, a qualquer custo Rute 1:16-1716. Respondeu, porém, Rute: Não me insistes a que te abandone e deixe de seguir-te. Porque aonde quer que tu fores, irei eu; e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo será o meu povo, o teu Deus será o meu Deus. 17. Onde quer que morreres, morrerei eu, e ali serei sepultada. Assim me faça o Senhor, e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.

Quando chegaram em Belém, Rute foi trabalhar para sustentar sua sogra idosa. A lei permitia que pessoas pobres colhessem os restos das plantações, depois que os donos tinham feito sua colheita Deuteronômio 24:19-21.19. Quando no teu campo fizeres a tua sega e esqueceres um molho no campo, não voltarás para tomá-lo; para o estrangeiro para o orfão, e para a viúva será, para que o Senhor teu Deus te abençoe em todas as obras das tuas mãos. 20. Quando bateres a tua oliveira, não voltarás para colher o fruto dos ramos; para o estrangeiro, para o órfão, e para a viúva será. 21. Quando vindimares a tua vinha, não voltarás para rebuscá-la; para o estrangeiro, para o órfão, e para a viúva será. Rute entrou numa plantação de cevada e passou o dia colhendo o que os ceifeiros deixavam cair.


Rute e Boaz

O dono da plantação, chamado Boaz, reparou no trabalho árduo de Rute e fez perguntas sobre ela. Ele ficou impressionado quando ouviu tudo que Rute estava fazendo por Noemi Rute 2:11-12.11. Ao que lhe respondeu Boaz: Bem se me contou tudo quanto tens feito para com tua sogra depois da morte de teu marido; como deixaste a teu pai e a tua mãe, e a terra onde nasceste, e vieste para um povo que dantes não conhecias. 12. O Senhor recompense o que fizeste, e te seja concedido pleno galardão da parte do Senhor Deus de Israel, sob cujas asas te vieste abrigar. Por isso Boaz tratou Rute bem e lhe deu ajuda e proteção. Nesse dia, Rute voltou para casa com muita comida e Noemi lhe contou que Boaz era parente de seu marido. Deus estava ajudando Rute a encontrar uma nova família!

Rute continuou a trabalhar na plantação de Boaz até acabar a colheita Rute 2:2323. Assim se ajuntou com as moças de Boaz, para respigar até o fim da sega da cevada e do trigo; e morava com a sua sogra.  Então Noemi aconselhou Rute a pedir Boaz em casamento. Naquele tempo, quando uma mulher ficava viúva e sem filhos, numa situação precária, o parente mais próximo tinha o dever de casar com ela e cuidar da herança do falecido. Boaz era esse parente próximo de Rute.

De noite, Rute se aproximou de Boaz e lhe pediu para cuidar dela, cumprindo seu dever. Boaz novamente ficou impressionado com a preocupação de Rute em fazer a coisa certa Rute 3:9-11. 9. E perguntou ele: Quem és tu? Ao que ela respondeu: Sou Rute, tua serva; estende a tua capa sobre a tua serva, porque tu és o remidor. 10. Então disse ele: Bendita sejas tu do Senhor, minha filha; mostraste agora mais bondade do que dantes, visto que após nenhum mancebo foste, quer pobre quer rico. 11. Agora, pois, minha filha, não temas; tudo quanto disseres te farei, pois toda a cidade do meu povo sabe que és mulher virtuosa.  Boaz explicou que havia um parente mais próximo que ele mas prometeu resolver o assunto logo. Rute voltou para casa e contou tudo a Noemi, que ficou feliz, porque sabia que Boaz iria cuidar delas.

No dia seguinte, Boaz se encontrou com o outro parente, que lhe cedeu o dever de cuidar de Rute. Boaz então se casou com Rute e ela teve um filho chamado Obede. O filho de Rute foi a alegria de Noemi em sua velhice, cuja vida foi restaurada pelo amor de Rute Rute 4:13-15.13. Assim tomou Boaz a Rute, e ela lhe foi por mulher; ele a conheceu, e o Senhor permitiu a Rute conceber, e ela teve um filho. 14. Disseram então as mulheres a Noêmi: Bendito seja o Senhor, que não te deixou hoje sem remidor; e torne-se o seu nome afamado em Israel. 15. Ele será restaurador da tua vida, e consolador da tua velhice, pois tua nora, que te ama, o deu à luz; ela te é melhor do que sete filhos. Rute se tornou bisavó do rei Davi, que foi antepassado de Jesus.

Perfil de Rute:

Temente a Deus – seu amor a Deus se refletiu numa vida de amor a dedicação a Noemi e sua nova família

Salmos 111:10 O temor do Senhoré o princípio da sabedoria;todos os que cumprem os seus preceitos

revelam bom senso.Ele será louvado para sempre!

Corajosa – Rute deixou sua família e tudo que conhecia para fazer o que era certo

Josué 1:9 Não fui eu que ordenei a você? Seja forte e corajoso! Não se apavore nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar".

Leal – Rute nunca abandonou Noemi, mesmo quando não tinha obrigação de ficar com ela

1 Coríntios 4:2

“O que se requer desses encarregados é que sejam fiéis.”

Trabalhadora – seu trabalho árduo e honesto ganhou o respeito de todos que a conheciam

1Timóteo 5:18 – “pois a Escritura diz: “Não amordace o boi enquanto está debulhando o cereal”, e “o trabalhador merece o seu salário”.

Respeitadora – Rute ouvia e seguia os conselhos de Noemi e Boaz, que eram mais velhos e mais experientes

Ecl 10:20 Nem em pensamento insulte o rei! Nem mesmo em seu quarto amaldiçoe o rico! Porque uma ave do céu poderá levar as suas palavras, e seres alados poderão divulgar o que você disser .

Quem foi Boaz?
Boaz foi o marido de Rute e o bisavô do rei Davi. Ele era um homem rico e generoso, que salvou Rute e Noemi da miséria. Boaz teve muitos descendentes famosos, incluindo o próprio Jesus.
Boaz viveu no tempo depois da conquista de Canaã, quando ainda não havia rei sobre Israel. Ele era da tribo de Judá e morava em Belém, onde tinha um campo e vários trabalhadores a seu serviço Rute 2:1.1. Ora, tinha Noêmi um parente de seu marido, homem poderoso e rico, da família de Elimeleque; e ele se chamava Boaz.
Boaz conhece Rute
Um dia, Boaz estava no campo, observando o trabalho dos ceifeiros, quando viu uma mulher colhendo as espigas que sobravam. Ele ficou impressionado com seu trabalho árduo e perguntou quem era Rute 2:4-7. 4. E eis que Boaz veio de Belém, e disse aos segadores: O Senhor seja convosco. Responderam-lhe eles: O Senhor te abençoe.
5. Depois perguntou Boaz ao moço que estava posto sobre os segadores: De quem é esta moça?
6. Respondeu-lhe o moço: Esta é a moça moabita que voltou com Noêmi do país de Moabe.
7. Disse-me ela: Deixa-me colher e ajuntar espigas por entre os molhos após os segadores: Assim ela veio, e está aqui desde pela manhã até agora, sem descansar nem sequer um pouco. O capataz explicou que ela era Rute.
Um parente de Boaz, chamado Elimeleque, tinha emigrado com sua família para Moabe durante uma época de fome. Lá, Elimeleque tinha morrido, deixando sua esposa Noemi na desgraça, porque seus dois filhos também morreram. Noemi decidido voltar para sua casa em Belém, junto com sua nora Rute. Embora fosse moabita, Rute escolheu seguir o Deus de Israel e quis tomar conta de sua sogra Noemi.
Vendo a fidelidade dela, Boaz decidiu ajudar Rute, oferecendo-lhe trabalho, comida e proteção Rute 2:11-12 11. Ao que lhe respondeu Boaz: Bem se me contou tudo quanto tens feito para com tua sogra depois da morte de teu marido; como deixaste a teu pai e a tua mãe, e a terra onde nasceste, e vieste para um povo que dantes não conhecias.
12. O Senhor recompense o que fizeste, e te seja concedido pleno galardão da parte do Senhor Deus de Israel, sob cujas asas te vieste abrigar.
 Rute 2:14-16. 14. Também à hora de comer, disse-lhe Boaz: Achega-te, come do pão e molha o teu bocado no vinagre. E, sentando-se ela ao lado dos segadores, ele lhe ofereceu grão tostado, e ela comeu e ficou satisfeita, e ainda lhe sobejou.
15. Quando ela se levantou para respigar, Boaz deu ordem aos seus moços, dizendo: Até entre os molhos deixai-a respirar, e não a censureis.
16. Também, tirai dos molhos algumas espigas e deixai-as ficar, para que as colha, e não a repreendais. Por isso, Rute passou o resto da colheita trabalhando no campo de Boaz e recolhendo bastante comida para ela e a sogra.

O casamento de Boaz e Rute
Chegando o fim da época da colheita, Boaz foi dormir no campo, perto dos grãos colhidos que estava limpando. A meio da noite, ele acordou e se assustou. Uma mulher estava deitada a seus pés! Era Rute, que o pediu em casamento Rute 3:8-9 8. Ora, pela meia-noite, o homem estremeceu, voltou-se, e viu uma mulher deitada aos seus pés.
9. E perguntou ele: Quem és tu? Ao que ela respondeu: Sou Rute, tua serva; estende a tua capa sobre a tua serva, porque tu és o remidor.
Segundo o costume da época, se um homem morresse sem deixar filhos, seu parente mais próximo deveria casar com sua esposa para lhe dar filhos e continuar o nome do falecido. Como Boaz era parente de Elimeleque e seus filhos, ele poderia assumir a responsabilidade de casar com Rute e cuidar de sua família.

Boaz ficou ainda mais impressionado com Rute, porque ela escolheu continuar o nome da família de Noemi, em vez de procurar um marido mais jovem. Boaz provavelmente já não era novo nem tão atraente mas Rute valorizou sua bondade. Vendo a boa natureza de Rute, Boaz resolveu garantir sua segurança Rute 3:10-11.10. Então disse ele: Bendita sejas tu do Senhor, minha filha; mostraste agora mais bondade do que dantes, visto que após nenhum mancebo foste, quer pobre quer rico.
11. Agora, pois, minha filha, não temas; tudo quanto disseres te farei, pois toda a cidade do meu povo sabe que és mulher virtuosa.

No dia seguinte, Boaz enviou Rute para casa com muita comida e a promessa que iria ajudá-la. Depois, ele foi falar com outro parente seu, que era mais próximo de Elimeleque e que tinha prioridade na responsabilidade de casar com Rute.
Quando descobriu que tinha de casar com Rute, se quisesse comprar a propriedade de Noemi, o outro parente abdicou de seu direito, porque não queria pôr a herança de sua família em perigo. Assim, Boaz recebeu a responsabilidade de cuidar de Rute Rute 4:5-65. Disse, porém, Boaz: No dia em que comprares o campo da mão de Noêmi, também tomarás a Rute, a moabita, que foi mulher do falecido, para suscitar o nome dele na sua herança.
6. Então disse o remidor: Não poderei redimi-lo para mim, para que não prejudique a minha própria herança; toma para ti o meu direito de remissão, porque eu não o posso fazer.  Ele casou com ela e tiveram um filho, que chamaram de Obede. Obede foi o pai de Jessé, que foi o pai do futuro rei Davi.

Boaz provou ser um bom homem, que valorizava a lealdade e a bondade, não se deixando cegar pelo preconceito. Ele era rico mas não era avarento e estava pronto para repartir o que tinha com quem precisava. Por causa disso, ele foi abençoado com uma boa esposa e um filho querido!




Olá meu Amigo e Minha Amiga você que gosta do nosso trabalho e sabe que nós somos sérios nesta missão e gostaria de apoia o Projeto Apoio Aos Soldados Feridos de Cristo a Ajudar, mas Família e Resgata pessoas que perderão o prazer de viver e de busca o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo nos apoie 

Salmos 20: 2. Envie-te socorro do seu santuário, e te sustenha de Sião. 3. Lembre-se de todas as tuas ofertas, e aceite os teus holocaustos. 4. Conceda-te conforme o desejo do teu coração, e cumpra todo o teu desígnio. -

“A quem dá liberalmente, ainda se lhe acrescenta mais e mais; ao

 que retém mais do que é justo, ser-lhe-á em pura perda.  Prov 11:24-25

Se esreva no nosso Canal Agora Mesmo
Toque Aqui

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.

 






Se você não mudar a maneira de pensar, continuará com a mesma vida SENTIMENTAL que está.

E PRECISO TRABALHAR PELO AMOR DA ALMA SEM SACRIFÍCIO NÃO TEM VITÓRIA

Génesis 29 20Então Jacó trabalhou sete anos por Raquel, mas lhe pareceram poucos dias, pelo tanto que a amava. 21Então disse Jacó a Labão: “Entregue-me a minha mulher. Cumpri o prazo previsto e quero deitar-me com ela”. 30Jacó deitou-se também com Raquel, que era a sua preferida. E trabalhou para Labão outros sete anos.






blogs