DOAÇÕES

A DOAÇÃO É UM ATO QUE PODE MODIFICAR O ENTENDIMENTO E O INTERIOR DE UMA PESSOA.

 

CANAL

PASTOR: IVANILDO
PASTORA: ROSINETE

COMO E UM NAMORO DE UM CRISTÃO 1+2+3+4+5+6+7


1 O que Deus diz sobre o namoro?

Deus não diz nada sobre "namoro" na Bíblia, mas fala muito sobre relacionamento e como as pessoas devem se comportar antes do casamento.

A Bíblia não fala nada sobre namoro por uma razão muito simples: o "namoro" é um conceito muito recente e não existia na forma como conhecemos hoje quando a Bíblia foi escrita. Na Bíblia, vemos que as pessoas entram em uma dessas categorias: amigos/irmãos em Cristo, noivos, ou casados. Só existia amizade ou o compromisso era sério.

Ainda assim, podemos retirar alguns princípios teológicos que podem nos ajudar a entender o que Deus espera de quem está namorando.

1. Namoro deve ter um objetivo: Casamento

Um relacionamento romântico não deve ser iniciado com outro objetivo que não seja o casamento. Isso não significa que todos os namoros vão dar em casamento, mas significa que quando dois cristãos iniciam um relacionamento, eles não devem estar pensando apenas em se divertir, "só para ver no que vai dar", ou porque "todo mundo está fazendo". As pessoas envolvidas devem aproveitar esse tempo para se conhecerem melhor, avaliar comportamentos, tendo em vista uma possível união eterna.

2. Cristãos devem evitar namorar não cristãos

Muitas pessoas consideram essa ideia ultrapassada, mas o ensinamento bíblico é claro. Alguém que já nasceu de novo deve evitar um relacionamento romântico com um não-cristão (2 Coríntios 6:14).

A ideia é bem fácil de entender. Um crente e um descrente vão ter pontos de vista diferentes sobre vários aspetos da vida e de Deus. Se o objetivo do namoro é o casamento, se duas pessoas tiverem visões tão diferentes da vida, um casamento bem-sucedido vai ser pelo menos muito difícil, e em alguns casos até impossível. É verdade, pode acontecer de o descrente se converter, mas não confie nessa possibilidade. Ninguém sabe se um dia alguém irá se converter (1 Coríntios 7:16). Por isso, evite o julgo desigual.

3. Encontre a pessoa certa

Não adianta querer namorar só por namorar. É importante se sentir fisicamente, mentalmente e espiritualmente atraído pela outra pessoa. Também é importante que os dois concordem em assuntos importantes, especialmente nos assuntos teológicos, e naquilo que acham que Deus quer para as suas vidas (Amós 3:3). A pessoa certa pode não ser a "pessoa perfeita", mas alguém que tenha o alvo certo: Cristo Jesus (Filipenses 3:13-14).

4. Comece pela amizade

A Bíblia tem muito a dizer sobre a amizade (especialmente no livro de Provérbios, mas não só), e é aí que tudo deve começar. Guarde o seu coração. Não se entregue totalmente a alguém que não é seu esposo ou esposa. A intimidade emocional também deve ser guardada para os que buscam o casamento. Assim, se o relacionamento não der certo, os corações dos dois serão poupados de um sofrimento que poderia ser bem maior.

5. Espere pelo momento certo

Não comece um namoro se você não está em uma fase da sua vida em que o casamento é uma possibilidade real a médio/curto prazo. A Bíblia fala sobre isso em Cânticos de Salomão (Cânticos 8:4). Existe um momento certo para despertar o amor. Ore sobre esse assunto, e junto com seus pais e líderes da sua igreja, veja se você está preparado para um namoro. Se você já é adulto, procure pelo menos o conselho de casais mais maduros na fé do que você, eles poderão te ajudar a entender se é certo.

6. Mantenha a pureza

"Quais são os limites no namoro em termos de intimidade física?" ou "até onde podemos ir?" são perguntas erradas e normalmente revelam que a pessoa que as está fazendo está com muita vontade de ultrapassar os limites. A Bíblia nos diz para fugir da imoralidade sexual (1 Coríntios 6:18), não para brincar com ela. O ato sexual é um presente de Deus para ser desfrutado por um casal que já se comprometeu inteiramente um com outro, perante Deus e perante a sociedade. Não adianta falar do que pode ou não fazer, mas qualquer coisa que esteja colocando os dois no caminho para a intimidade sexual deve ser evitado. Isso é amar e preservar um ao outro.

7. Coloque Deus em primeiro lugar

Em tudo isto, Deus deve ocupar o primeiro lugar de cada uma das pessoas envolvidas. Dar mais importância à outra pessoa ou até ao relacionamento em si mais do que a Deus, é incorrer no pecado de idolatria. Em todos os momentos da nossa vida o nosso relacionamento com Deus é o mais importante de todos. Esse relacionamento que vai definir o sucesso de todos os nossos outros relacionamentos, seja amizade, namoro, ou casamento.



2 Um cristão pode namorar uma pessoa não cristã?

ABíblia não recomenda o namoro entre um cristão e um não cristão. Temos liberdade para escolher mas um relacionamento com uma pessoa com crenças diferentes normalmente traz problemas. Deus deve estar sempre no centro de um relacionamento.

O que a Bíblia diz sobre a associação com descrentes?

1 Coríntios 7:12-15 recomenda quem já está casado com um não cristão a não se separar. O casamento é uma coisa séria e os filhos precisam dos dois pais. Se o cônjuge não cristão não tem problema com a religião do cristão, então devem ficar juntos.

No entanto, antes de casar é muito melhor evitar um relacionamento com um descrente. 2 Coríntios 6:14-15 avisa do problema de nos unirmos em compromisso com quem não é cristão. Quem é crente tem valores diferentes, que nem sempre são compatíveis com outras crenças e ideologias. Isso vai causar problemas no casamento. O namoro deve ser sempre a pensar no casamento.

O namoro pode servir para evangelizar?

Não, o propósito de um namoro nunca deve ser mudar a outra pessoa. Muitas pessoas ficam presas em relacionamentos abusivos e sem amor só pela esperança de levar o outro a Jesus. Mas a Bíblia avisa: você nunca pode ter certeza de conseguir (1 Coríntios 7:16). Há muitos casos de pessoas casadas durante muitos anos e o cônjuge descrente nunca se converteu. Você não pode salvar ninguém, só Deus salva. É melhor falar de Jesus sem se envolver em namoro.

E se a pessoa me aceitar, sem colocar obstáculos à minha fé?

Isso é muito bom mas ainda assim é melhor tomar muito cuidado a decidir. Essa pessoa concorda com a noção bíblica de namoro? Sabe a importância do casamento? Aceita que Deus vai ser sempre o número 1 em sua vida? Isso vem mesmo de Deus?

Procure sempre o aconselhamento de um pastor ou líder que conheça você antes de entrar em um namoro. Se possível, leve seu “pretendente” consigo.

3 Como deve ser o namoro cristão?

Onamoro cristão deve ser um relacionamento de respeito e amizade, pensando na possibilidade de casamento. É o tempo para o casal se conhecer melhor e descobrir se quer passar a vida toda junta. O namoro cristão não é o mesmo que um casamento.


A Bíblia tem alguns princípios que ajudam a guiar o namoro cristão:

Pensar no futuro – o namoro ajuda a decidir se quer casar; não é uma brincadeira sem objetivos; se o casal acha que não vai casar, então não deve namorar

Amizade – um relacionamento não sobrevive só de paixão; o namoro é a altura para aprofundar a amizade e se conhecer melhor – Provérbios 17:17

Respeito – você está namorando uma pessoa criada à imagem de Deus, não um objeto para satisfazer seus prazeres; um relacionamento sem respeito e dignidade não é de Deus

Honestidade – não é bom enganar ninguém, muito menos a pessoa de quem você gosta; um relacionamento precisa de honestidade para funcionar – Colossenses 3:9-10

Sacrifício – a Bíblia nos ensina a cuidar uns dos outros; o namoro é o tempo para aprender a não ser egoísta, para o casamento funcionar no futuro – Filipenses 2:3-4

Fugir da imoralidade – o casal precisa aprender a estabelecer seus limites, para não cair na imoralidade sexual; se entregar antes do casamento só vai causar problemas e poderá até estragar o relacionamento – 1 Coríntios 6:18

Deus primeiro – é muito bom ter alguém especial mas nada consegue tomar o lugar de Deus em sua vida; só Deus é perfeito e lhe vai completar – nunca espere isso de uma pessoa

Lembre-se de buscar a orientação de Deus para os seus relacionamentos, principalmente para o namoro cristão. Orar e ler a Bíblia juntos é importante. Também é bom que o casal procure orientação dos pais, de um pastor ou líder de confiança para a caminhada no seu relacionamento.

4 Como saber se devo terminar o namoro?

Se você está se perguntando se deve terminar o namoro, provavelmente seu namoro já tem problemas. O namoro visa o casamento, que é um compromisso para a vida toda (Marcos 10:7-9). Por isso, é importante buscar a vontade de Deus para esse relacionamento (Tiago 1:5).

Para saber se deve terminar o namoro, faça duas perguntas:

1. O namoro está dentro do padrão de Deus?

Pense um pouco no seu relacionamento – é saudável? Um namoro sem amor, respeito, dignidade e paciência não vai levar a um casamento feliz. O namoro é a fase em que o casal aprende a se adaptar um ao outro. Se os dois não estão prontos para mudar suas atitudes erradas durante o namoro, não vai acontecer no casamento.

Se seu namoro lhe leva a pecar, você tem um problema. Deus é mais importante que qualquer relacionamento. Pare de pecar. Se você tiver que terminar o namoro para parar, então termine (Mateus 5:27-30).

2. Você se imagina casando com essa pessoa?

O namoro ajuda o casal a se conhecer melhor, para depois decidir se quer casar. Se vocês não acharem que pode acabar em casamento, terminem o namoro. Fiquem pela amizade.

Sejam honestos um com o outro. Depois de algum tempo de namoro vocês vão precisar ter conversas sobre o futuro. Seus planos são compatíveis? Que sacrifícios estão prontos para fazer? Querem mesmo ficar juntos para o resto da vida? Depois de refletir bastante, se acharem que não vai dar certo, terminem o namoro.

Lembre-se: você não precisa estar dentro de um relacionamento para se sentir realizado. Só Deus consegue lhe preencher.

5 Ficar é pecado?

Ficar é errado, porque é irresponsável. A Bíblia nos ensina a amar e respeitar as pessoas, não a brincar com elas. Ficar é usar uma pessoa como um objeto, sem se preocupar com ela. Qualquer tipo de relacionamento de intimidade precisa de responsabilidade.

O que a Bíblia diz sobre ficar?

A Bíblia não fala diretamente sobre ficar mas avisa que é muito importante controlar seus desejos sexuais. Ficar implica intimidade física que desperta desejos sexuais e pode acabar em sexo. Promove a promiscuidade e a falta de compromisso (1 Coríntios 6:18-20).

Não podemos separar nossa experiência física do resto de nosso ser. Intimidade física afeta nossos sentimentos e tem implicações a nível espiritual. Mesmo sem a responsabilidade de um relacionamento, ficar tem consequências (Gálatas 6:7-8).

Ficar é uma falta de respeito. Os dois usam um ao outro para satisfazer seus próprios desejos. O outro é apenas um meio para atingir um fim, não uma pessoa valiosa, criada à imagem de Deus, que merece respeito. Essa atitude é errada.

Ficar é bom para se conhecer antes do namoro?

Não, as pessoas se conhecem melhor no namoro, não quando ficam. Se você quer conhecer uma pessoa antes de namorar, faça amizade. Ficar é dar prioridade às coisas erradas. O namoro deve ser pensando no casamento e um casamento não sobrevive só de bons beijos.

Ficar não ajuda a conhecer quem uma pessoa realmente é. Na verdade é um ato de egoísmo dos dois lados, porque os dois querem satisfazer seus próprios desejos usando o outro. Esse é o contrário de um relacionamento saudável, onde cada um se preocupa com o outro. Ficar pode distorcer a imagem do outro, criando uma dependência errada pela pessoa errada.

6 Como saber se devo terminar o namoro?

Se você está se perguntando se deve terminar o namoro, provavelmente seu namoro já tem problemas. O namoro visa o casamento, que é um compromisso para a vida toda (Marcos 10:7-9). Por isso, é importante buscar a vontade de Deus para esse relacionamento (Tiago 1:5).

Para saber se deve terminar o namoro, faça duas perguntas:

1. O namoro está dentro do padrão de Deus?

Pense um pouco no seu relacionamento – é saudável? Um namoro sem amor, respeito, dignidade e paciência não vai levar a um casamento feliz. O namoro é a fase em que o casal aprende a se adaptar um ao outro. Se os dois não estão prontos para mudar suas atitudes erradas durante o namoro, não vai acontecer no casamento.

Se seu namoro lhe leva a pecar, você tem um problema. Deus é mais importante que qualquer relacionamento. Pare de pecar. Se você tiver que terminar o namoro para parar, então termine (Mateus 5:27-30).

2. Você se imagina casando com essa pessoa?

O namoro ajuda o casal a se conhecer melhor, para depois decidir se quer casar. Se vocês não acharem que pode acabar em casamento, terminem o namoro. Fiquem pela amizade.

Sejam honestos um com o outro. Depois de algum tempo de namoro vocês vão precisar ter conversas sobre o futuro. Seus planos são compatíveis? Que sacrifícios estão prontos para fazer? Querem mesmo ficar juntos para o resto da vida? Depois de refletir bastante, se acharem que não vai dar certo, terminem o namoro.

Lembre-se: você não precisa estar dentro de um relacionamento para se sentir realizado. Só Deus consegue lhe preencher.

7 Como terminar um namoro com um descrente?

Quem termina um namoro com um descrente precisa agir com respeito e sinceridade. É importante tentar não ferir a outra pessoa com suas ações ou palavras.

Nunca é fácil terminar um namoro mas continuar um namoro que não está dando certo ou não é de Deus só vai dar problema. Manter o namoro só por medo de terminar não é justo para você nem para a outra pessoa. Peça a Deus coragem para fazer a coisa certa.

Quando você for terminar o namoro com um descrente:

Pense no que vai dizer – como você pode explicar a situação de um maneira que não é cruel? Faça seu melhor para não causar muito sofrimento – Provérbios 12:18

Se explique com sinceridade – não minta nem exagere; dê seus motivos reais para terminar o namoro – Colossenses 3:9

Controle suas emoções – mesmo se a outra pessoa reagir mal, não perca a cabeça com ela; tente manter a calma; se a situação ficar violenta, saia dali – 2 Timóteo 2:24

Depois de terminar o namoro:

Perdoe – se a outra pessoa machucou você, não guarde rancor, isso só vai lhe machucar mais – veja aqui passos para perdoar

Dê tempo – não se apresse em procurar outro relacionamento (1 Coríntios 7:27); deixe seu coração sarar, ser solteiro também é uma bênção

Não espalhe fofoca – se você precisar falar sobre o relacionamento, converse apenas com algumas pessoas de confiança; não conte ao mundo tudo que você está sentindo, porque depois vai se arrepender – leia aqui o que Deus diz sobre a fofoca

Atenção: se você está pensando em terminar o namoro porque a pessoa é descrente, não espere que ela vai se converter por estarem juntos. Só Deus pode mudar a vida de alguém. Não depende de você (1 Coríntios 7:16). A salvação depende de amar Jesus, não outra pessoa.

Se você terminou um relacionamento e quer superar esta situação, veja estas dicas da Bíblia para esquecer um amor.



Olá meu Amigo e Minha Amiga você que gosta do nosso trabalho e sabe que nós somos sérios nesta missão e gostaria de apoia o Projeto Apoio Aos Soldados Feridos de Cristo a Ajudar, mas Família e Resgata pessoas que perderão o prazer de viver e de busca o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo nos apoie 

Salmos 20: 2. Envie-te socorro do seu santuário, e te sustenha de Sião. 3. Lembre-se de todas as tuas ofertas, e aceite os teus holocaustos. 4. Conceda-te conforme o desejo do teu coração, e cumpra todo o teu desígnio. -

“A quem dá liberalmente, ainda se lhe acrescenta mais e mais; ao

 que retém mais do que é justo, ser-lhe-á em pura perda.  Prov 11:24-25

Se esreva no nosso Canal Agora Mesmo
Toque Aqui

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.

 






Se você não mudar a maneira de pensar, continuará com a mesma vida SENTIMENTAL que está.

E PRECISO TRABALHAR PELO AMOR DA ALMA SEM SACRIFÍCIO NÃO TEM VITÓRIA

Génesis 29 20Então Jacó trabalhou sete anos por Raquel, mas lhe pareceram poucos dias, pelo tanto que a amava. 21Então disse Jacó a Labão: “Entregue-me a minha mulher. Cumpri o prazo previsto e quero deitar-me com ela”. 30Jacó deitou-se também com Raquel, que era a sua preferida. E trabalhou para Labão outros sete anos.






blogs