DOAÇÕES

A DOAÇÃO É UM ATO QUE PODE MODIFICAR O ENTENDIMENTO E O INTERIOR DE UMA PESSOA.

 

CANAL

PASTOR: IVANILDO
PASTORA: ROSINETE

O Divórcio 1+2+3

 

1 O que Deus diz sobre divórcio?

Deus diz que odeia o divórcio. É isso que lemos na Bíblia, em Malaquias 2:16.

Antes de qualquer discussão sobre o que se pode ou não fazer em termos de divórcio é bom lembrar que o divórcio é uma coisa muito séria, e deve ser evitado sempre que possível.

Divórcios acontecem por causa do pecado de homens e mulheres, e não por ser a vontade de Deus. Jesus disse que:

o casamento é algo criado por Deus (Mateus 19:4-5);

o casamento não deve ser desfeito pela vontade humana (Mateus 19:6);

Deus apenas permite o divórcio por causa da dureza do coração humano, não porque fazia parte do plano inicial (Mateus 19:8).

Divórcio em caso de infidelidade

Jesus estabeleceu uma exceção que permite a possibilidade de divórcio: a imoralidade sexual:

Mas eu digo que todo aquele que se divorciar de sua mulher, exceto por imoralidade sexual, faz que ela se torne adúltera, e quem se casar com a mulher divorciada estará cometendo adultério. (Mateus 5:32)

Eu digo que todo aquele que se divorciar de sua mulher, exceto por imoralidade sexual, e se casar com outra mulher, estará cometendo adultério". (Mateus 19:9)

Jesus diz então que no caso de infidelidade o divórcio é permitido. Mas não significa que seja a melhor solução. Arrependimento (da parte do ofensor) e perdão (da parte do ofendido) são o caminho preferencial a seguir.

Quando isso não é possível, por causa da dureza de coração, tanto do ofensor, não querendo se arrepender ou do ofendido, não querendo perdoar, o divórcio é permitido.


2 Deus perdoa o divórcio?

Sim, Deus perdoa o divórcio, tal como perdoa qualquer outro pecado, desde que a pessoa se arrependa de verdade. Deus odeia o divórcio (Malaquias 2:16) mas Ele nos ama e quer nos restaurar.

Divórcio é pecado?

O divórcio é um resultado do pecado dentro do casamento. Quando um casal quer se divorciar, normalmente é porque o pecado já entrou no seu relacionamento. Esse pecado pode ser culpa do marido, da esposa ou dos dois.

Deus deixa claro que o casamento deve ser até que a morte os separe (Mateus 19:6). Ele apenas permitiu o divórcio por causa da dureza do coração do homem (Mateus 19:8). Parte do casamento é ser fiel ao marido ou à esposa mas isso nem sempre acontece. Quando a aliança do casamento é quebrada, Deus não obriga a ficar juntos. Mas Ele prefere muito mais o arrependimento e a reconciliação. O casamento é sério, é preciso lutar por ele.

No entanto, ninguém é obrigado a ficar em um relacionamento abusivo. Se você está em um relacionamento abusivo, você deve se afastar, para sua segurança. Sua vida é preciosa para Deus e a Bíblia não dá garantia nenhuma que seu agressor vai mudar. Descubra aqui mais: como reconhecer um relacionamento abusivo? O que fazer nessa situação?

Estou divorciado, o que devo fazer?

O mais importante é procurar a reconciliação com Deus. Mesmo que a culpa do divórcio não seja sua, se você não consegue perdoar seu/sua ex, não está agindo corretamente (João 20:23). Peça a ajuda de Deus para perdoar/pedir perdão. E, se houver possibilidade, procure a reconciliação com seu parceiro. Se não der para reconciliar, siga sua vida crendo na graça e no perdão de Deus.

Atenção!

Só porque Deus é bom e perdoa, não significa que podemos fazer pouco do casamento. Além de uma aliança sagrada, o casamento é um relacionamento de grande intimidade. O divórcio, ou qualquer outro pecado dentro do casamento, traz graves consequências emocionais e espirituais, tanto para o casal como para o resto da família. É bom lembrar o caso do rei Davi com Bate-Seba (2 Samuel 11). Davi se arrependeu e Deus o perdoou mas ele teve muitos problemas com sua família depois disso.


3 Cristão pode se separar? O que a Bíblia diz sobre separação?

Ocasal cristão só deve se separar em último recurso. O casamento é um compromisso sério, abençoado por Deus. Antes de decidir se separar, o cristão precisa lutar para salvar seu casamento.

A Bíblia permite a separação por motivos sérios, como o adultério. No entanto, a melhor solução é sempre o arrependimento e o perdão, que levam à reconciliação. Por causa da dureza do coração das pessoas, isso nem sempre acontece. Por isso, Deus permitiu o divórcio, para livrar as pessoas de situações de muito sofrimento (Mateus 19:8).

A Bíblia não permite a separação por qualquer motivo. O casamento é sagrado e exige responsabilidade e compromisso. Vão haver brigas e problemas mas o casal precisa aprender a lidar com isso de forma saudável, em vez de fugir. Jesus disse “O que Deus uniu, ninguém separe” - Mateus 19:6

As leis sobre o casamento, a separação e o divórcio na Bíblia são exigentes porque visam proteger os mais vulneráveis. Uma mulher abandonada pelo marido, nos tempos da Bíblia, não tinha forma de se sustentar e podia ser abusada. Sem as leis da Bíblia, a mulher ficava à mercê dos caprichos do marido, que a podia substituir a qualquer altura. A Bíblia nos ensina a tratar os outros, especialmente o cônjuge, como pessoas importantes, com valor, não como descartáveis.

E quando há violência?

A Bíblia ensina que o marido deve cuidar da esposa e a esposa deve respeitar o marido. Quando há violência no casamento não há cuidado nem respeito. Isso poderá ser visto como uma forma de infidelidade. Se há perigo e o cônjuge não se arrepender, a separação é uma opção válida. Quando há filhos, ficar num casamento violento pode ser perigoso para as crianças.

Mais uma vez, a melhor solução é a reconciliação. Isso não significa voltar à mesma situação. A vítima perdoa mas o ofensor tem de admitir seu erro e mudar seu comportamento. A mudança verdadeira vem de Jesus e é muito importante pedir Sua ajuda (1 João 5:14-15). Também há pastores e programas de assistência que podem ajudar a reconstruir o casamento.




Olá meu Amigo e Minha Amiga você que gosta do nosso trabalho e sabe que nós somos sérios nesta missão e gostaria de apoia o Projeto Apoio Aos Soldados Feridos de Cristo a Ajudar, mas Família e Resgata pessoas que perderão o prazer de viver e de busca o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo nos apoie 

Salmos 20: 2. Envie-te socorro do seu santuário, e te sustenha de Sião. 3. Lembre-se de todas as tuas ofertas, e aceite os teus holocaustos. 4. Conceda-te conforme o desejo do teu coração, e cumpra todo o teu desígnio. -

“A quem dá liberalmente, ainda se lhe acrescenta mais e mais; ao

 que retém mais do que é justo, ser-lhe-á em pura perda.  Prov 11:24-25

Se esreva no nosso Canal Agora Mesmo
Toque Aqui

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.

 






Se você não mudar a maneira de pensar, continuará com a mesma vida SENTIMENTAL que está.

E PRECISO TRABALHAR PELO AMOR DA ALMA SEM SACRIFÍCIO NÃO TEM VITÓRIA

Génesis 29 20Então Jacó trabalhou sete anos por Raquel, mas lhe pareceram poucos dias, pelo tanto que a amava. 21Então disse Jacó a Labão: “Entregue-me a minha mulher. Cumpri o prazo previsto e quero deitar-me com ela”. 30Jacó deitou-se também com Raquel, que era a sua preferida. E trabalhou para Labão outros sete anos.






blogs