DOAÇÕES

A DOAÇÃO É UM ATO QUE PODE MODIFICAR O ENTENDIMENTO E O INTERIOR DE UMA PESSOA.

 

CANAL

PASTOR: IVANILDO
PASTORA: ROSINETE

Ana, mãe de Samuel

 Quem foi Ana, mãe de Samuel?

Ana foi a mãe do profeta Samuel, era estéril, mas sua condição não a impediu de ter um filho. Ana certamente é uma das mulheres mais conhecidas na Bíblia, apesar de aparecer brevemente nos primeiros capítulos do livro de Samuel.

Uma virtude que nos chama a atenção é a sua fé e perseverança. Ana era uma mulher determinada, mesmo em um quadro adverso - por ser estéril - não desanimou e derramou toda a sua fé no Deus do impossível.

Outro ponto que podemos destacar foi quando recebeu a palavra do sacerdote Eli. Ana se posicionou em fé como se já tivesse alcançado seu objetivo em Deus. É possível constatarmos a sua gratidão e a firmeza das suas palavras depois de receber a bênção de Deus.

Ana e Penina

Segundo a Bíblia, Elcana - pai de Samuel - teve duas esposas: Ana e Penina. A poligamia era comum nos tempos do Antigo Testamento. Pelo o fato de Ana ser estéril, Elcana provavelmente se casou com Penina com o objetivo de ter descendentes. Com isso Penina teve filhos e filhas.

O ambiente na casa de Elcana era conturbado. Penina se aproveitava do fato de Ana ser estéril para irritá-la 1 Samuel 1:6. Ora, a sua rival muito a provocava para irritá-la, porque o Senhor lhe havia cerrado a madre.. A casa de Elcana vivia uma guerra familiar: as esposas são citadas como rivais. Não havia harmonia na casa e o fato de Ana ser a esposa preferida de Elcana gerava ainda mais ciúmes por parte de Penina 1 Samuel 1:5. Porém a Ana dava uma porção dobrada; porque amava a Ana, embora o Senhor lhe tivesse cerrado a madre.

Temos um caso similar com os problemas causados pela poligamia na vida de Jacó, Lia e Raquel. Ana, assim como Raquel, também era estéril e esposa favorita. A rivalidade entre as esposas - que se estendeu no livro de Gênesis do capítulo 2931. Viu, pois, o Senhor que Lia era desprezada e tornou-lhe fecunda a madre; Raquel, porém, era estéril.
32. E Lia concebeu e deu à luz um filho, a quem chamou Rúben; pois disse: Porque o Senhor atendeu à minha aflição; agora me amará meu marido.
33. Concebeu outra vez, e deu à luz um filho; e disse: Porquanto o Senhor ouviu que eu era desprezada, deu-me também este. E lhe chamou Simeão.
34. Concebeu ainda outra vez e deu à luz um filho e disse: Agora esta vez se unirá meu marido a mim, porque três filhos lhe tenho dado. Portanto lhe chamou Levi.
35. De novo concebeu e deu à luz um filho; e disse: Esta vez louvarei ao Senhor. Por isso lhe chamou Judá. E cessou de ter filhos
. 49 - foi um grande problema na casa de Jacó.

A oração de Ana

O ambiente de competitividade oprimia Ana. Apesar de ser amada pelo seu marido, ela se sentia triste, humilhada e muitas das vezes deixava de comer 1 Samuel 1:8. Então Elcana, seu marido, lhe perguntou: Ana, por que choras? e porque não comes? e por que está triste o teu coração? Não te sou eu melhor de que dez filhos?

Uma vez no templo - com a alma amargurada - Ana abriu seu coração a Deus e orou com todas as forças fazendo um voto: 

1 Samuel 1:11."Ó Senhor dos Exércitos, se tu deres atenção à humilhação de tua serva, te lembrares de mim e não te esqueceres de tua serva, mas lhe deres um filho, então eu o dedicarei ao Senhor por todos os dias de sua vida, e o seu cabelo e a sua barba nunca serão cortados"

Enquanto orava silenciosamente - em prantos - Ana era observada por Eli, sacerdote do templo. Por julgar que estava embriagada o sacerdote a repreendeu dizendo: "Até quando você continuará embriagada? Abandone o vinho!" 1 Samuel 1:13-14.

Embaraçada, Ana explica a motivação da sua angústia e o sacerdote se retrata dizendo: "Vai em paz; e o Deus de Israel te conceda a petição que lhe fizeste” 1 Samuel 1:17. Depois da palavra liberada por Eli, Ana já não tinha um semblante triste e se alimentou 1 Samuel 1:18. Ao que disse ela: Ache a tua serva graça aos teus olhos. Assim a mulher se foi o seu caminho, e comeu, e já não era triste o seu semblante.
19. Depois, levantando-se de madrugada, adoraram perante o Senhor e, voltando, foram a sua casa em Ramá. Elcana conheceu a Ana, sua mulher, e o Senhor se lembrou dela..

Ana e Samuel

Ana era uma mulher de fé e compreendia que tudo dependia da vontade de Deus. E assim foi: Deus se lembrou de Ana e ela engravidou 1 Samuel 1:19-e o Senhor se lembrou dela. 20. De modo que Ana concebeu e, no tempo devido, teve um filho, ao qual chamou Samuel; porque, dizia ela, o tenho pedido ao Senhor. O menino recebeu o nome de Samuel, que significa: "Eu o pedi ao Senhor".

Ana dedicou a vida de Samuel ao Senhor. Para cumprir seu voto, apresentou o menino - já desmamado - ao sacerdote Eli e agradeceu a Deus pelo milagre concedido 1 Samuel 1:27. Por este menino orava eu, e o Senhor atendeu a petição que eu lhe fiz. 28. Por isso eu também o entreguei ao Senhor; por todos os dias que viver, ao Senhor está entregue. E adoraram ali ao Senhor.O agradecimento também veio em forma de oração em 1 Samuel 2:1. Então Ana orou, dizendo: O meu coração exulta no Senhor; o meu poder está exaltado no Senhor; a minha boca dilata-se contra os meus inimigos, porquanto me regozijo na tua salvação.
2. Não há santo como o Senhor; não há outro fora de ti; não há rocha como o nosso Deus.
3. Não faleis mais palavras tão altivas, nem saia da vossa boca a arrogância; porque o Senhor é o Deus da sabedoria, e por ele são pesadas as ações.
4. Os arcos dos fortes estão quebrados, e os fracos são cingidos de força.
5. Os que eram fartos se alugam por pão, e deixam de ter fome os que eram famintos; até a estéril teve sete filhos, e a que tinha muitos filhos enfraquece.
6. O Senhor é o que tira a vida e a dá; faz descer ao Seol e faz subir dali.
7. O Senhor empobrece e enriquece; abate e também exalta.
8. Levanta do pó o pobre, do monturo eleva o necessitado, para os fazer sentar entre os príncipes, para os fazer herdar um trono de glória; porque do Senhor são as colunas da terra, sobre elas pôs ele o mundo.
9. Ele guardará os pés dos seus santos, porém os ímpios ficarão mudos nas trevas, porque o homem não prevalecerá pela força.
10. Os que contendem com o Senhor serão quebrantados; desde os céus trovejará contra eles. O Senhor julgará as extremidades da terra; dará força ao seu rei, e exaltará o poder do seu ungido. 
onde Ana declara a sua fé em Deus.

Ana e Elcana retornaram para casa em Ramá e Samuel ficou aos cuidados do sacerdote Eli servindo ao Senhor 1 Samuel 2:11. Então Elcana se retirou a Ramá, à sua casa. O menino, porém, ficou servindo ao Senhor perante o sacerdote Eli

O menino se dedicava a obra de maneira exemplar e todo ano Ana visitava Samuel e lhe dava uma túnica de linho feita pelas próprias mãos 1 Samuel 2:19. E sua mãe lhe fazia de ano em ano uma túnica pequena, e lha trazia quando com seu marido subia para oferecer o sacrifício anual. Em uma dessas visitas, o sacerdote Eli profetizou mais uma vez sobre a vida de Ana que teve mais 3 filhos e 2 filhas 1 Samuel 2:21. Visitou, pois, o Senhor a Ana, que concebeu, e teve três filhos e duas filhas. Entrementes, o menino Samuel crescia diante do Senhor.

O fato de Ana dedicar a vida do seu filho a Deus lhe rendeu ainda mais frutos. O pequeno Samuel cresceu nos caminhos do Senhor e se tornou um grande profeta e líder de Israel. Depois de abençoada Ana cumpriu o seu voto com Deus que derramou ainda mais bênçãos sobre sua vida.

Esse fatores que tornam Ana uma personagem marcante na Bíblia: mulher de fé, que lutou em oração e agarrou as promessas de Deus para a sua vida com determinação.

Ana, a profetisa

A Bíblia faz referência a uma segunda Ana no Novo Testamento, esta conhecida como 'Ana, a profetisa'. 

Não há nenhuma conexão da Ana do Antigo Testamento com a Ana do Novo Testamento. Segundo o trecho bíblico no Evangelho de Lucas 2: 36. Eis que também Isabel, tua parenta concebeu um filho em sua velhice; e é este o sexto mês para aquela que era chamada estéril;
37. porque para Deus nada será impossível.
, a profetisa era filha de Fanuel, da tribo de Aser.

Era viúva e já tinha uma idade avançada. Quando José e Maria apresentaram o menino Jesus no templo, a profetisa teve a oportunidade de conhecê-lo e falou sobre o Messias aos presentes que esperavam a redenção de Jerusalém Lucas 2:36. Havia também uma profetisa, Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era já avançada em idade, tendo vivido com o marido sete anos desde a sua virgindade; 37. e era viúva, de quase oitenta e quatro anos. Não se afastava do templo, servindo a Deus noite e dia em jejuns e orações. 38. Chegando ela na mesma hora, deu graças a Deus, e falou a respeito do menino a todos os que esperavam a redenção de Jerusalém.


Olá meu Amigo e Minha Amiga você que gosta do nosso trabalho e sabe que nós somos sérios nesta missão e gostaria de apoia o Projeto Apoio Aos Soldados Feridos de Cristo a Ajudar, mas Família e Resgata pessoas que perderão o prazer de viver e de busca o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo nos apoie 

“A quem dá liberalmente, ainda se lhe acrescenta 

mais e mais; ao que retém mais do que é justo, 

ser-lhe-á em pura perda.  Prov 11:24-25





Se esreva no nosso Canal Agora Mesmo
Toque Aqui

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.

 






Se você não mudar a maneira de pensar, continuará com a mesma vida SENTIMENTAL que está.

E PRECISO TRABALHAR PELO AMOR DA ALMA SEM SACRIFÍCIO NÃO TEM VITÓRIA

Génesis 29 20Então Jacó trabalhou sete anos por Raquel, mas lhe pareceram poucos dias, pelo tanto que a amava. 21Então disse Jacó a Labão: “Entregue-me a minha mulher. Cumpri o prazo previsto e quero deitar-me com ela”. 30Jacó deitou-se também com Raquel, que era a sua preferida. E trabalhou para Labão outros sete anos.






blogs