DOAÇÕES

A DOAÇÃO É UM ATO QUE PODE MODIFICAR O ENTENDIMENTO E O INTERIOR DE UMA PESSOA.

 

CANAL

PASTOR: IVANILDO
PASTORA: ROSINETE

Almas Tóxica



Almas Tóxica 

a Bíblia contém muitos exemplos a esse respeito. Os fariseus com suas acusações a Jesus

Mateus 16-20 Então Jesus ordenou aos discípulos que não dissessem a ninguém que ele era o Cristo.21 Desde esse tempo, Jesus começou a mostrar aos seus discípulos que era necessário que ele fosse para Jerusalém, sofresse muitas coisas nas mãos dos anciãos, dos principais sacerdotes e dos escribas, fosse morto e, no terceiro dia, ressuscitasse.22 Então Pedro, chamando-o à parte, começou a repreendê-lo, dizendo: — Que Deus não permita, Senhor! Isso de modo nenhum irá lhe acontecer.


Mateus 9-34 Mas os fariseus diziam: — Ele expulsa os demônios pelo poder do maioral dos demônios. 

35 E Jesus percorria todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do Reino e curando todo tipo de doenças e enfermidades. 

36 Ao ver as multidões, Jesus se compadeceu delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor. 

37 Então Jesus disse aos seus discípulos: — A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. 

38 Por isso, peçam ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara.

2 Pedro 2 -1 Assim como surgiram falsos profetas no meio do povo, também haverá falsos mestres entre vocês. Eles introduzirão heresias destruidoras, chegando a renegar o Soberano Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição. 

2 E muitos seguirão as suas práticas libertinas, e, por causa deles, o caminho da verdade será difamado.

3 Movidos por avareza, eles explorarão vocês com palavras fictícias. Mas, para eles, a condenação decretada há muito tempo não tarda, e a destruição deles não caiu no esquecimento.


A verdade é que há Almas tóxicas em todos os lugares, até na dentro das igrejas etc... O pior de tudo é que essas pessoas não percebem que o são. Elas estão tão preocupadas consigo mesmas que não conseguem refletir no que o seu proceder e suas palavras causam nas pessoas ao redor.


Abaixo, há uma relação de sete características que  “IDENTTIFICADO ESTAS ALMAS” que causam mal aos demais membros que esta a volta dela. Embora essa relação não seja exaustiva, ela é certamente representativa e por isso é útil para uma autoanálise daqueles que verdadeiramente querem representar Cristo em suas interações pessoais.

1-Almas tóxicas são egocêntricas. Elas se preocupam apenas com seus direitos, sentimentos pessoais e desejos dominantes do seu coração.
Embora não afirmem, parecem agir como se fossem as únicas pessoas no universo. Para elas, os outros só existem para servi-las e até Deus é colocado na lista daqueles que devem socorro a elas. Todavia, Paulo exorta o cristão a que “não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação” Rm 12.3.

 

2-Almas tóxicas são orgulhosas. Somente elas parecem saber o que é certo e o que deve ser feito e, por isso, acabam desprezando o auxílio de outros ou se achando indispensáveis. Na linguagem bíblica, elas são “sábias aos seus próprios olhos”
. Porém, em Provérbios diz: “Tens visto a um homem que é sábio a seus próprios olhos? Maior esperança há no insensato do que nele” Pv 26.12. Por isso, ele aconselha seu leitor:
“Não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao SENHOR e aparta-te do mal” Pv 3.7.

3-Almas tóxicas são manipuladoras. Elas levar os outros a fazer o que elas querem. Ou seja, tudo precisa girar em torno do quer delas. Eles usam outras pessoas para realizar qualquer que seja seu objetivo.

 Talvez, um dos melhores exemplos bíblicos a esse respeito seja Dalila Juizes 16, que só parecia interessada nos mil e cem ciclos de prata que receberia dos líderes filisteus. Naquele caso, o forte Sansão foi apenas usado e manipulado por ela e o resultado foi de grande sofrimento e vergonha para ele.

4-Almas tóxicas são críticas. Como geralmente são orgulhosas e sábias aos seus próprios olhos, não conseguem distinguir seus próprios defeitos, mas notam os detalhes imperfeitos daqueles que estão ao seu redor. Sempre haverá algo no outro que precisa ser mudado. 

 Essa atividade de criticar acaba sendo, também, um recurso da pessoa para não considerar/refletir suas próprias falhas. É impossível não emitir julgamentos sobre o outro, mas a Bíblia exorta:

“no julgar não transgrida, pois, a sua boca” Pv 16.10.

 

5-Almas tóxicas não se desculpam, não pedem perdão. Como elas não conseguem perceber suas falhas, também não se conscientizam que erram. Nesse caso, o argumento usado geralmente é que as outras pessoas a interpretaram mal ou não as compreenderam. Quando isso ocorre na igreja, até acusam os outros de falta de amor, de maturidade espiritual ou até da experiência de conversão. O agravante é que quando não há perdão, Satanás acaba obtendo vantagem sobre os crentes que ignoram suas artimanhas

2Co 2.110. E a quem perdoardes alguma coisa, também eu; pois, o que eu também perdoei, se é que alguma coisa tenho perdoado, por causa de vós o fiz na presença de Cristo, para que Satanás não leve vantagem sobre nós;11. porque não ignoramos as suas maquinações.

 

6-Almas tóxicas usam palavras com um tom tóxico. Nesse sentido, os termos usados nem sempre são inapropriados ou negativos em si. Todavia, a tonalidade com a qual a conversação se desenvolve, as expressões de ironia ou o sarcasmo usado fazem com que aquilo que deveria ser um diálogo se torne uma conversação que deixa mal-estar nos interlocutor

(interlocutor é um jornalista entrevistando alguém)
.

O pior é que quando confrontados quanto ao que fazem, a resposta sempre será que o interlocutor é que é hipersensível e não sabe conversar. O crente deve se lembrar do princípio bíblico que “

a língua dos sábios adorna o conhecimento, mas a boca dos insensatos derrama a estultícia” Pv 15.2.

 


7-Almas  tóxicas geralmente são dogmáticas e exageradas. Quem nunca ouviu a expressão: “você é sempre assim”, “você sempre faz isso”, “ninguém presta” ou “todos são iguais”? Além de serem dogmáticas e exageradas, essa fraseologia também é reducionista e normalmente não corresponde à verdade. 

No caso do crente, essa atitude acaba ofendendo aquele por quem Cristo morreu, o que é fortemente condenado por Paulo

Rm 15.14. Eu, da minha parte, irmãos meus, estou persuadido a vosso respeito, que vós já estais cheios de bondade, cheios de todo o conhecimento e capazes, vós mesmos, de admoestar-vos uns aos outros.

Certamente, vivendo nesse mundo caído e nos relacionando com Almas caídas teremos inúmeros momentos e oportunidades de cruzarmos com Almas tóxicas. Antes, porém, devemos nos contemplar pessoalmente no espelho da Palavra de Deus a fim de julgarmos se não estamos sendo uma dessas Almas. Caso a resposta seja positiva, é necessário que humildemente corramos para o Santo Espírito suplicando que nos transforme e nos conforme à imagem de Cristo. Logo após, também será necessário procurarmos aqueles que temos ofendido pelo nosso procedimento e pedir o seu perdão e que intercedam por nós para que o Senhor nos use como instrumentos de bênção no relacionamento com outras Almas.


Sobre como lidar com Almas tóxicas, Jesus nos deixou vários exemplos, especialmente no caso de Pedro, quando ele repreendeu o apóstolo que procurava levá-lo a uma atitude de autocomiseração

  Mt 16.21-23. Ali, o Senhor distinguiu entre a pessoa de Pedro e a ação de Satanás através dele. Quem falava era Pedro, mas a mensagem era satânica. Com isso o Salvador logo confrontou o erro, não permitindo que ele se alastrasse e evitando trata-lo somente depois de muito tempo.

 

Quando alguém tóxico semeia o veneno pelo seu procedimento, a atitude de amor não é “deixar para lá”, mas ser amorosamente direto com aquela Almas.

 

Jesus ainda afirmou que o erro de Pedro consistia no fato de ele não levava em
“consideração as coisas de Deus, e sim dos homens” Mt 16.23.
A Almas tóxica apenas expressa uma mentalidade que é mais influenciada pelo mundo, pela sociedade descrente, do que aquela santificada pelo Espírito de Deus que nos faz novas criaturas.

 

No entanto, depois daquele episódio, Jesus não abandonou Pedro e nem desistiu dele. O apóstolo continuou acolhido pelo Senhor e mais tarde foi grandemente usado por ele. Não há razão para abandonar alguém somente porque errou, pois, nenhum de nós atingiu a perfeição.


Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.

 






Se você não mudar a maneira de pensar, continuará com a mesma vida SENTIMENTAL que está.

E PRECISO TRABALHAR PELO AMOR DA ALMA SEM SACRIFÍCIO NÃO TEM VITÓRIA

Génesis 29 20Então Jacó trabalhou sete anos por Raquel, mas lhe pareceram poucos dias, pelo tanto que a amava. 21Então disse Jacó a Labão: “Entregue-me a minha mulher. Cumpri o prazo previsto e quero deitar-me com ela”. 30Jacó deitou-se também com Raquel, que era a sua preferida. E trabalhou para Labão outros sete anos.






blogs